quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dicas sobre Produtividade: Trabalhe menos, produza mais!


Após postar sobre Torrent, agora é hora de falar um pouco sobre Produtividade.

Definição:
pro.du.ti.vi.da.de
sf (produtivo+i+dade) 1 Qualidade ou estado de produtivo; faculdade de produzir. 2 Rendimento de uma atividade econômica em função de tempo, área, capital, pessoal e outros fatores de produção.

As idéias principais de produtividade são: produzir mais em menos tempo e produzir com qualidade. Para isso, precisamos de foco e concentração no que estamos fazendo.

Para trabalhar melhora seu foco eu reuni algumas dicas:

Não trabalhe muito
Quando você trabalha mais do que normal pensando em fazer mais, você pode até produzir mais um pouco, mas perderá em qualidade e aumentará o cansaço. Se trabalhar 8 horas por dia, limite-se apenas a 6 horas, concentrando-se mais nessas horas. Parece estranho, mas você se tornará mais produtivo.

Beethoven, um dos grandes gênios da humanidade, só trabalhava de manhã.

Faça pausas
Tome um café, cafeína ajuda a deixar o raciocínio mais acurado. Se não gostar, beba água (lembre-se nosso corpo é de feito de 75% de água).
Estas pausas serão como um descanso para os seus músculos e cérebro. Ajudarão a resolver problemas e a enxergá-los de novos ângulos, trazendo soluções mais rápidas e práticas e um maior nível criatividade.

Sócrates fazia longas pausas enquanto trabalhava.
Beethoven costuma fazer pausas caminhando pela manhã – ele chamava isso de ‘trabalhar caminhando’.

Elimine as distrações
As distrações são as maiores inimigas da produtividade. Quebram sua concentração e podem te conduzir a um erro facilmente. Logo, se possível, fique offline em IM (MSN, Googletalk). Se o seu celular tocar muito, desligue. Verifique seu e-mail no máximo 2 vezes por dia. Organize sua mesa e elimine os ruídos. Se não for possível, escute música com fone.

Curta o horário de almoço
Faça de seu horário de almoço sagrado. Sinta o gosto da sua comida, não apenas coma um sanduíche na sua mesa enquanto vê seus e-mails particulares. Boa alimentação é muito importante. Ler um livro é uma boa pedida.

Visualize e Planeje
Visualizar a tarefa antes de começar a fazer é muito importante. Após visualizar, planeje-a e só depois execute. Evitará muitos erros e trabalho desnecessário. Se possível, após a execução veja se existe a possibilidade de otimizar.

Faça sua rotina
Fazer as tarefas mais importantes de manhã e deixar a tarde livre para imprevistos e tarefas menos importantes é o ideal, mas nem sempre é possível. Crie sua rotina, a que se adequar melhor ao seu estilo de vida.

Antecipe-se
Preparação mental ajudará bastante se você se antecipar ao que você for fazer. Por isso, acorde mais cedo, chegue mais cedo 15 minutos. Sendo possível, até mesmo planeje na noite anterior e quando chegar na hora você já estará preparado para o que tiver fazer e será mais produtivo.

Premie-se
Para se motivar a fazer uma tarefa, se dê um prêmio ao completá-la.
De preferência, um prêmio de acordo com a importância do objetivo.

Exercite-se
Mesmo uma caminhada ajudará a melhorar sua disposição e, por conseqüência, sua produtividade. Lembre-se de se exercitar.

Descanse
Descanso também é sagrado, lembre-se de relaxar após o dia de trabalho, tome um bom banho, veja um bom programa de comédia, etc. Faça algo que você gosta pra relaxar. E durma bem para garantir energia na manhã seguinte.

Espero ajudar com essas dicas.

1 comentários:

EuCor Reprime Brasil disse...

aOOAa!
pow bacana aqui hein...
de computação, bem estar, saude, informação..
caracas!
da hora hermano!
abraxxxx