quarta-feira, 9 de abril de 2008

Torrent: como baixar filmes e séries com legenda

Eu iria escrever sobre como baixar música, filmes e séries mas achei esse post bem interessente e completo e resolvi postá-lo na íntengra.

Qualquer dúvida deixem um comentário.

Post por: eisso.org

É incrível a quantidade de pessoas que vêm me perguntar como faz para baixar filmes, músicas e etc online. Várias delas já foram infectadas por vírus ao usar outras redes de compartilhamento (emule, etc). Para tentar evitar que isso continue, fiz esse tutorial em que vocês podem baixar com um pouco mais de segurança.

Eu não apóio a pirataria ou máfia xing-ling de venda de cópias piratas e vejo que ao compartilhar arquivos estou dando chance de novos artistas/diretores possam mostrar seu trabalho para mais gente e conseguir gerar mais boca a boca e interesse nos seus produtos.

Geralmente, os filmes e discos que gosto são comprados posteriormente para que eu possa ver em uma qualidade superior e com extras interessantes.

Mas vamos ao interessa. O que você vai precisar:
Instalar os softwares

  • Azureus – É o software que lê os arquivos .torrent que são usados para baixar os filmes/séries/discos/softwares, etc. Tem para Mac, PC e Linux
  • VLC - É o software (tipo um windows media player) que lê os filmes/séries que você baixa e que permite que você use legendas. Tem para Mac, PC e Linux
  • Winrar – é um software tipo o winzip que serve para descompactar arquivos .rar que podem vir divididos em varios arquivos tipo .rar ou .r01 até .r99 ou mais). Para o mac você pode usar o Unarchiver que é muito bom também.
  • Ser cadastrado no site www.legendas.tv.

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Procurar o que quer baixar nos lançamentos em DVD da Amazon.com ou copiar o nome do original (se for americano, em inglês) do filme. Para baixar séries, basta colocar o nome da série. Geralmente há uma nomenclatura para cada temporada. Por exemplo: heroes.S01E22 quer dizer Heroes, Season 1 Episode 22 (temporada 1 episodio 22).
  2. Após escolher o filme, entrar em um dos sites abaixo:

Procurar os filmes/séries que tenham o maior número de seeders e leachers. Quanto maior o número, melhor a velocidade.

Se você tem interesse em séries, aconselho que instale também o TED (torrent episode downloader) que baixa automaticamente as séries que você selecionou e aí você nem precisa procura-las. Ele faz tudo sozinho, basta o seu computador estar ligado.

Os melhores tipos de filme por qualidade:

  • DVD Rip – Qualidade de DVD lançado oficialmente
  • Screener DVD – Qualidade de DVD. Geralmente são pre-lançamentos. Enviados a críticos para avaliação. Podem ter avisos contra pirataria ou trechos em preto e branco.
  • R5 - esses são filmes lançados antes em países da região 5 (Rússia, China e etc) a qualidade geralmente é boa mas prefiro os DVDRip. Foi uma maneira dos fabricantes atacarem a pirataria ao lançar um produto sem tanta produção ou extras e sem preparação própria para DVD.

NÃO BAIXE filmes que tenha CAM, ou TS. São de qualidade inferior. Não vale a pena baixar.
Baixar filmes em AVI, DIVX ou XVID. São os com a melhor qualidade e os que funcionam com a legenda.

3. Nos sites acima clicar em Download torrent ou algo do gênero. Você vai baixar um arquivo pequeno (até uns 100 kb mais ou menos) que vai ser algo como nomedofilme.torrent. Clique nesse arquivo no seu desktop. Ele vai abrir o Azureus que é quem vai baixar o filme mesmo.
4. O Azureus vai começar a baixar o filme. Geralmente começa em uma velocidade lenta mas depois pega uma boa velocidade.
5. Depois que ele baixar o filme, ir na pasta Azureus Downloads em Meus Documentos (ou em Documents no Mac) e ver a pasta. Se já tiver um arquivo nomedofilme.avi, pule para o item 6. Se estiver cheio de arquivos .rar, clique em qualquer um deles e espere o WINRAR (ou Unarchiver no Mac) extrair o .avi.

6. Vá até o site www.legendas.tv e procure a legenda. Esse site você precisa estar cadastrado para poder baixar as legendas. Coloque o nome do filme em português ou em inglês, selecione Filme, e o idioma. Ele vai listar uma porção de versões do mesmo filme. Coloque o mouse sobre um dos nomes da lista e ele vai dizer o tamanho do arquivo (700MB, 1300MB, etc) e também o nome do arquivo. Procure um que tenha o nome do arquivo que você baixou ou o tamanho do arquivo que você baixou.

Exemplo:
Você baixou: nomedofilme.EISSOORG.2007.avi que tem 700 MB
Você vai procurar o mesmo nome do arquivo (nomedofilme.EISSOORG.2007.avi) ou o tamanho do arquivo 700 MB.

7. Vai abrir um pop –up com um botão de download. Dê uma olhada na nota que deram para legenda, uma conferida nos comentários para ver se tem mais alguma informação boa ou alguma qualificação negativa na legenda. Se estiver tudo ok, baixe a legenda.

8. Após baixar a legenda, coloque-a na mesma pasta em que o filme está e renomeie o arquivo .srt para ter o mesmo nome do filme. Ex: o filme é nomedofilme.EISSOORG.2007.avi e a legenda obrigatoriamente deve ter o mesmo nome só que com a terminação .srt : nomedofilme.EISSOORG.2007.srt. Para funcionar o filme e a legenda devem estar na mesma pasta.

9. Abra o filme no software VLC media player. Em Video procure por Faixa de Legenda e habilite a Faixa correspondente (provavelmente a Faixa 1). Para configurar o tamanho da legenda que será exibida, vá em configurações, Preferences, vídeo, legendas e em text renderer escolha a cor da legenda e o tamanho. Para essa mudança funcionar será necessário reiniciar o VLC.

Para ver no DVD

Se você não quiser ver o filme do computador, o ideal é ter um aparelho de DVD que leia Divx e que leia a legenda. Alguns não fazem isso. Eu tenho um Gradiente que lê Divx e foi uma das melhores compras que fiz nos últimos anos.

Se estiver na dúvida se o aparelho lê ou não Divx (com e sem a legenda) dê uma procurada pelo modelo no Videohelp.com que lá tem a análise do site e de outros usuários. Pena que só em inglês.

Para ter o video basta salvar os filmes em um DVD-RW (para poder usar mais de uma vez. Viu o filme, apaga e grava outros). Grave o DVD como dados (ou Data). Lembre-se de que o filme e a legenda devem estar na mesma pasta e com o mesmo nome (filme como .avi e legenda como .srt). Geralmente cabem uns 4-5 filmes em cada DVD.

Se você quiser assistir como DVD mesmo, terá que baixar um software como o DVD Flick que faz isso com legenda e tudo mais. Para isso você vai precisar de uma máquina pelo menos boa e uma boa dose de paciência (ou deixar o computador fazendo a conversão durante a noite enquanto você dorme).

0 comentários: